segunda-feira, 3 de março de 2014

LINHA DO TEMPO

LINHA DO TEMPO: no aniversário de Levi Strauss, veja um pouco do histórico da marca de jeans fundada em 1873


Vindo da Bavária, Levi Strauss chegou a São Francisco em 1853 sem saber que revolucionaria a história da moda. Vinte anos depois, ao lado do alfaiate Jacob Davis, criou o jeans 501 para os mineradores da Costa Oeste dos EUA - invenção que culminaria na Levi's, a marca de jeanswear original que é ícone da cultura moderna. 


Neste 26 de feveiro, Levi Strauss faria 185 anos. Acompanhe na linha do tempo uma rápida cronologia de momentos especiais da história da marca e do jeans, que começou como roupa de trabalho e chegou ao status de item básico no guarda-roupa de qualquer um.




1873

501

Os mineiros estavam entre os primeiros consumidores do novo workwear rebitado, lançado naquele ano.



1880

Trabalhadores

Levi Strauss & Co. sabia que existiam vários tipos de trabalhadores e, nos anos 1880, revelou esse estilo - feito com um bolso na coxa para guardar uma régua dobrável.


1880

Expansão

A equipe de Levi Strauss & Co. posa orgulhosamente em frente do edifício de vários andares da matriz, lar dos negócios atacadistas de produtos têxteis e do comércio em constante expansão dos famosos jeans, jaquetas e camisas produzidas distante apenas em algumas quadras da fábrica da companhia




1890

Retrato

Levi Strauss em meados de 1890, no topo de seu sucesso nos negócios e influência na costa Oeste dos EUA 

1890

Brindes

Figurinhas, como essa do exemplo, eram ofertadas nas compras nos anos 1890. Toda companhia que produzia um produto de consumo também produzia figurinhas, que eram entregues aos clientes, que as colavam em scrapbooks


1890

Começo do catálogo

A marca também criou flyers sobre workwear, que os vendedores distribuíram em seus territórios. A companhia imprimiu o nome e a localização da loja no flyer, para que os proprietários das lojas pudessem distribuir itens belamente ilustrados aos seus próprios clientes 




900

Varejo

Levi Strauss imprimia e enviava catálogos aos seus varejistas em todo o Oeste, contendo não apenas as famosas roupas com rebites de cobre da companhia, mas também peças finas de vestuário que ainda eram vendidas por atacado pela empresa



1930

Estilo

As mulheres amavam o denim no Oeste dos anos 1930. Essas cowgirls, representando um rodeio na Califórnia, exibiam orgulhosamente seus jeans



1939

Guerra

Este cartão publicitário de loja é uma mistura de mensagens de tempos de guerra. O forte caubói não é um soldado, mas está usando seus jeans Levi’s® para reunir o rebanho que alimentará os soldados além-mar. E colocada discretamente no cartão está a simples, mas poderosa frase dessa época: “Compre Bônus de Guerra”



1940

Guerra II

Durante a Segunda Guerra Mundial, os fabricantes de roupas precisaram reduzir sua produção para economizar matéria-prima no esforço de guerra americano. Mesmo no fim do conflito, levou algum tempo para que as fábricas voltassem ao ritmo normal. Quando uma loja recebia sua cota de jeans e jaquetas Levi’s® em suas prateleiras, elas lotavam de cidadãos desprovidos de jeans



1959

Camaradas

Em plena Guerra Fria, os jeans Levi’s® chegaram a Moscou como parte de uma feira internacional de negócios. “Caubóis” locais se vestiram com os produtos e o jeans foi um dos itens mais disputados da feira


1960

Europa

No início dos anos 1960, a fama dos jeans Levi’s® já tinha se espalhado pela Europa, e a companhia começou a exibir o produto em feiras de negócios


Fonte: Gloria Kalil

Héllen Matiola

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